Espirometria: A espirometria é o teste de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos seus pulmões, sendo útil para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias. Neste exame, você enche seus pulmões com o máximo de ar que puder e depois sopra com força rapidamente.
Indicação: É indicado para investigar ou monitorar doenças respiratórias; Pneumopatias intersticiais difusas; Avaliação da resposta ao broncodilatador; Além de monitorar doenças em tratamento, como: asma, DPOC, infiltrações pulmonares difusas, cirurgia de recuperação funcional, transplantes, reabilitação pulmonar.
Orientações – exame espirometria:
- Não tomar café preto, chá ou Coca-Cola; até 6 horas antes do exame;
- Não comer chocolates;
- Não ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame;
- Não fumar no dia do exame (pelo menos duas horas antes);
- Caso o paciente esteja gripado, com febre e com muita tosse, será necessário falar com o médico antes de remarcar o exame, ou ligar para nos esclarecermos todas as dúvidas;
- Não usar broncos dilatadores por, no mínimo, 4 horas antes do exame; (ex: aerolin, aerojet, berotec, clenil, compositum, duovent, combivent, bricanyl, atrovent, teoden, etc);
- Os pacientes que possuírem pressão alta (hipertensão arterial) devem fazer uso dos medicamentos, pois não será realizado o exame, caso esteja com a pressão alterada.